Alane Dias surge com fantasia inspirada no ballet ‘O Lago dos Cisnes’ para Halloween em São Paulo.
Alane Dias se inspirou no ballet “O Lago dos Cisnes” para criar sua fantasia de Halloween. A atriz e bailarina prestigiou o baile “Elleoween”, da revista Elle. Em preto e branco, o look todo feito à mão une em um só visual os lados inocente e sombrio, representados na obra de Tchaikovsky pelas personagens Odette e Odile. Composto por asas de cisne, corset e saia de tule com cristais, o visual foi confeccionado com patchouli (do Pará) tingido para simular as penas, sendo totalmente livre de crueldade animal. Sapatilhas de ponta e uma maquiagem marcante, com direito a lente de contato vermelha, completam a produção. O styling é assinado por Aline Dias – mãe de Alane.
“‘O Lago dos Cisnes’ é um dos ballets mais conhecidos e admirados no mundo. Ele conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne por um feiticeiro. Na minha trajetória como bailarina, tive a honra de dançá-lo diversas vezes. Por todo o conjunto da obra, escolhi essa dualidade entre o inocente/frágil e o malicioso/sensual”, diz a artista.
O ballet de repertório estreou em 20 de fevereiro de 1877, no Teatro Bolshoi, em Moscou, na Rússia. Composta por Tchaikovsky, a peça é dividida em quatro atos e conta a história da princesa Odette, aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart.
Na trama, ela passa os dias como cisne, mas retoma a aparência humana em algumas horas da noite. Em um desses momentos, conhece o príncipe Siegfried e os dois se apaixonam. Porém, ele é confundido por Von Rothbart e, ao ver a filha do feiticeiro – Odile, o cisne negro e gêmea má de Odette –, declara seu amor a ela, traindo Odette de forma não intencional. Ao descobrir não se tratar de sua amada, ele foge e encontra Odette. Apaixonados, eles decidem se jogar no lago para acabar com o feitiço e serem felizes juntos após a morte.
A obra inspirou o conhecido filme “Cisne Negro”, lançado em 2010. O thriller psicológico conta a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina emocionalmente instável que se sente ameaçada por uma concorrente durante a preparação para interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação do ballet “O Lago dos Cisnes”. Com o papel, Natalie Portman venceu o Oscar de Melhor Atriz.
FICHA TÉCNICA
Uma produção @doutromundo.co
Direção e Fotografia still: @berniewalbenny
Direção de Fotografia: @benhurj
Roteiro: @alane
Styling: @alinediasbailarina
Estilista: @helioalvarezstyling
Make: @adrianolopes.sz
Content: @vitinhotoledo
Produtora: @talicassiano_
1ª Assistente de Direção: @bellaaribeiro
Ass. De Produção: @ludmila_guarins
1ª Ass. De Câmera: @amarabarroso
2º Ass. De Câmera: @Stehlickmarcelo
GMA: Gabriel Bouza
Making of: @dessaocker
Gaffer: Sergio @bronzinho_
1º Ass. Elétrica: Paulão
2º Ass. Elétrica: Gugu
Estagiário de Elétrica: Rhuan
Maquinista: Alef
Edição e Cor: @arielffs
Van de câmera: Jadenilson da Cruz
Carro de produção: @panice.set