Em tempos de interações majoritariamente digitais e relações que se sustentam a partir de trocas virtuais de mensagens, ser gentil pode representar uma vantagem competitiva e ajudar a alavanca a carreira, construir um relacionamento duradouro, cultivar os amigos e até mesmo despertar paixões.

Mas o que é ser gentil?

De acordo com o dicionário "gentil" é aquele que descende de uma boa família, desperta empatia, tem o comportamento requintado, é elegante e gracioso. A própria origem da palavra "gentil" evoca bons sentimentos já que vem do Latim gentilis que significava da mesma família, que por sequencia vem de "gen" que significa gerar ou fazer nascer. (Espera aí: para tudo)

Olha que coincidência, "gentilis" mesma família, ou seja, inspira confiança; "gen" de gerar e nascer, ou seja, uma associação direta com bebês e filhotes (quem não gosta deles?); a "Gênese" tem a mesma etimologia e significa o inicio de tudo na bíblia; e a gentileza, sem querer ou talvez intencionalmente (vai saber o que passava na cabeça que inventou a palavra) incorporou todas essas ideias implicitamente(bom, não precisa ser nenhum Sherlock para deduzir que é uma palavra carregada de bons conceitos e ser rotulado como gentil no mínimo traz boas vibrações).

Quais as vantagens de ser gentil com as pessoas?

Existem milhares de vantagens em ser uma pessoa gentil, mas por questões didáticas vou enumerar apenas três delas.

  1. Pessoas gentis são mais felizes. Em um estudo da Universidade da Califórnia, a psicóloga Sonja Lyubomirsky registrou que pessoas que praticaram ações consideradas gentis em período de dez semanas registraram maiores níveis de felicidade em comparação a pessoas que não praticaram as mesmas ações.
  2. Ser gentil é uma vantagem profissional. De acordo com um estudo 400 executivos de empresas e publicado pela Revista Exame  65,3% consideraram a gentileza uma vantagem na carreira, isso significa que pessoas gentis se dão melhor no meio profissional, já que cativam mais pessoas.
  3. Pessoas gentis são mais atraentes e sexys. Um estudo chinês realizado em 2014 e divulgado pelo jornal britânico Independent descobriu que o rosto das pessoas gentis é considerado mais atraentes pelas outras. O estudo foi realizado com 120 pessoas, um número considerável. 

Cada vez mais conectados e com menores chances de ser gentil

É perceptível que passamos cada vez menos tempo em contato direto com as pessoas e dedicamos mais horas em trocas de mensagens mediadas por interfaces digitais de smartphones, computadores e tablets.

De acordo com dados da pesquisa “2018 Global Digital” o internauta brasileiro passa em média 9 horas e 14 minutos por dia conectado. Esses internautas são 62% por cento da população brasileira, já que representam 130 milhões de pessoas. E para surpresa de ninguém que tenha um celular conectado a rede mundial de computadores, o meio mais usado para a troca de mensagens dos  brasileiros é o WhatsApp.

Com esses dados e uma simples conta matemática, fica fácil perceber que temos cada vez menos chances de interagir pessoalmente, já que o contato direto está perdendo espaço rapidamente para a troca virtual de mensagens.

Dizendo isto de outra forma; temos cada vez menos contato “cara a cara” com as pessoas e isso significa em termos práticos: menores oportunidades para agradar e convencer. A velha máxima “a primeira impressão é a que fica” está literalmente "ficando" enquanto sua antagonista “não se julga um livro pela capa” está sendo relegada ao fundo dos corredores empoeirados de uma bibliotecas.

Dentro desse contexto, precisamos nos esforçar para mantermos contatos agradáveis com as pessoas e ser gentil é um dos caminhos mais fáceis para alcançar esse objetivo. Fazendo um pequeno trocadilho, a própria frase do Profeta Gentileza, José Datrino, já profetizava “gentileza gera gentileza”. E se você chegou até aqui, mesmo lendo com esforço esse último trocadilho sem graça, é porque quer ser uma pessoa mais agradável independente dos fatores que motivam.

Dito isso, vamos ao que interessa:

8 Maneiras de Ser Gentil com as pessoas:

1- Seja educado

Praticar a velha e boa etiqueta é uma das melhores formas de ser gentil, agradecer as pessoas, dar lugar aos mais idosos no ônibus e ceder seu lugar na fila do supermercado para quem está com poucas mercadorias e não vai demorar no caixa são alguns exemplos que vestem bem. As frases “por favor”, “com licença”, “muito obrigado”, “boa tarde”, “bom dia”, “boa noite” e “disponha” são essenciais para cultivar a gentileza, mas elas devem ser usadas em contextos específicos e não para atormentar grupos de mensagens com imagens programadas e "fofinhas".

2- Seja paciente

Ser paciente com as pessoas, em um mundo cujo os segundos são determinados com precisão, se tornou um verdadeira demonstração de gentileza. Saber aguardar quando necessário sua vez para falar, comprar ou fazer alguma ação é um diferencial. Mais do que isso, é preciso manter a calma com as pessoas e não criar “tempestades” com poucas nuvens.  Lembre-se: cada um tem seu tempo e nem todos estão na mesma velocidade.

“Na internet todos são filósofos, poetas, inteligentes... Na internet todos são belos, felizes, muito ocupados e bem sucedidos. Sei não...  Acho que eu vou me mudar pra lá.” (Christian V. Louis)

3- Saiba ouvir 

Em tempos que todo mundo parece ter uma opinião formada sobre qualquer assunto, principalmente nas redes sociais, sobram “falantes” e  faltam “ouvintes”. Diante dessa carência, obviamente os últimos são os mais valorizados, já estão se tornando objetos de coleção, logo é gentil ouvis as pessoas.

4- Tenha empatia

Se colocar no lugar dos outros é uma das maiores gentilezas possíveis, já que além de você se tornar mais compreensivo com o outro, adquiri a capacidade de entender suas motivações em determinado contexto, mesmo que não concorde com estas. 

5- Tenha positividade

Todo mundo agrada de uma pessoa que motiva, vê as partes boas da história e sempre tem encontrar o lado positivo das coisas. Além populares, esses "otimistas" são considerados gentis e descritos popularmente como “gente boa”. Mas eles são raros, já que aparentemente, estamos sempre cercados com pensamentos negativos de pessoas que tentam abalar nossa autoestima. Frases como "não vai dar certo" e "não é para você" são mais comuns do que escutar "você consegue" e "você é capaz". Se você assim como eu está cansado de reclamações, lamentações, vitimismo e má vontade procure ser aquele que incetiva e multiplique o otimismo e a gentileza. Afinal, já dizia um chefe de estado, somos a mudança que buscamos... 

"A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente." (Jean de la Bruyere)

6- Seja resiliente

Resiliência é capacidade de adaptar as intempéries.  No contexto aplicado aqui, estamos falando daqueles dias que você acorda de mau humor, sem paciência para nada nem dar um bom dia, muito menos manter minutos de conversa.  Por mais que pareça difícil e às vezes quase impossível, nesses momentos é preciso fazer um esforço hercúleo e ser gentil com as pessoas mesmo contrariando o próprio humor. É importante lembrar-se que para você esse é só mais um dia, mas para a pessoa que você destratar direta ou indiretamente talvez esse seja todos os dias que contam. Por isso seja resiliente e supere a o mau humor.

7- Seja prestativo

Todo mundo gosta daquela pessoa que está sempre disposta a ajudar, se oferece para carregar as compras ou arrumar algo. Esse é o famoso cara prestativo que por sua disponibilidade é sempre considerado alguém gentil na vizinha. A palavra “obrigado” tem relação direta com esse comportamento Em sua origem, o agradecimento vem do latim "obligare", que significar ligar por todos os lados,  expressando uma obrigação moral ou uma dívida. Em outras palavras, quem recebe uma gentileza é "obrigado" a ser gentil em retribuição.

8 - Sorria

Pesquisam indicam que sorrir te deixa mais atraente, faz bem para saúde, melhora seu humor, e ajuda a eliminar tensões, logo pessoas gentis adoram distribuir sorrisos. A menos que você esteja precisando de um bom dentista, praticar essa gentileza pode ser bastante recompensador.

 
Fontes de pesquisa:
Revista Viva Bem - Ano 3 - nº 10 - 2018
https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018
https://www.dicio.com.br/gentil/
https://www.significadosbr.com.br/gentileza
https://origemdapalavra.com.br/artigo/gens-i/
https://istoe.com.br/18737_POR+QUE+SER+GENTIL+VALE+A+PENA/
https://exame.abril.com.br/carreira/esta-pesquisa-pode-convencer-voce-a-ser-mais-gentil/
https://www.independent.co.uk/life-style/9-science-backed-ways-to-appear-more-attractive-a7824686.html
https://super.abril.com.br/blog/cienciamaluca/5-boas-razoes-cientificas-para-voce-sorrir/
https://www.sbcoaching.com.br/blog/qualidade-de-vida/4-razoes-cientificas-para-voce-sorrir/