Cultura na Praça Minas lança quatro curtas-metragens realizados por jovens moradores de três cidades do estado.

 Com coordenação do cineasta Gilberto Scarpa e orientação do diretor e professor Cris Azzi, os filmes foram produzidos em Belo Horizonte (no Barreiro), Brumadinho (em Suzana) e Jeceaba.

A estreia das obras será realizada no Youtube do projeto no dia 14 de março. 
___________________________________________________________________________
ESTREIAS DE
“proCURA-se” (Barreiro/BH) – Turma 1
“Subversivas” (Barreiro/BH) – Turma 2
“Um Piquenique Diferente” (Suzana/ Brumadinho)
“Utopia” (Jeceaba)

14 de março, às 20h, no canal do Cultura na Praça Minas
Link 
https://bit.ly/YouTubeCNMG
___________________________________________________________________________

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, 24 jovens de 13 a 18 anos participaram das oficinas de cinema do projeto Cultura na Praça Minas. Ministradas pelo cineasta Cris Azzi, as quatro oficinas foram realizadas em Belo Horizonte, Brumadinho (Suzana) e Jeceaba. Ao longo de quatro dias, os jovens fizeram um mergulho intenso em todas as etapas que envolvem a criação de um filme e agora lançam os curtas-metragens concebidos e realizados a partir dos encontros. A estreia dos filmes será no dia 14 de março, às 20h, pelo canal do projeto no YouTube (Link https://bit.ly/YouTubeCNMG ).

O projeto Cultura Na Praça Minas é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Vallourec, realização da Vivas Cultura e Esporte e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal - Pátria Amada Brasil.

Em Belo Horizonte, foram realizadas duas oficinas no Bairro Milionários (Barreiro) que resultaram nos curtas-metragens “proCURA-se”, dos alunos Ana Clara Pereira de Paula, Catarina Rabelo, Marcos Rodrigues, Maria Eduarda Aparecida de Aguiar e Sarah Oliveira, e “Subversivas”, das alunas Isabelle Luisa, D’arc, Laura Capeles, Lavínia Laura e Rafaela Chaves. Em Brumadinho, no distrito de Suzana, foi realizado o filme “Um Piquenique Diferente”, com participantes da oficina Isa Pinheiro, Jozi Figueiredo, Juju Alves, Lele Alves, Leticia Cristina, Lucas Martins, Matheus Pinheiro e Rafael Martins. E “Utopia”, criado em Jeceaba, é um filme dos alunos Gutinho, João Victor, Lara Regina, Mc Marimba, Sarah Mirian C. A. e Tauana Lobo.

“No Cultura na Praça, os jovens fazem uma imersão no audiovisual. São convidados a conhecer e participar da concepção de um filme, da feitura de um roteiro, da produção, das filmagens e também da edição das cenas. Esse processo inclui a exposição de ideias, a expressão de desejos e subjetividades. Tudo por meio da plataforma do cinema e do trabalho em grupo, o que exige escuta e diálogo. Ao final, temos um filme a ser exibido, resultado da experiência do encontro, mas também muitas descobertas e aprendizados", comenta o cineasta e professor das oficinas Cris Azzi.

A produção dos filmes envolve também uma investigação sobre o patrimônio cultural, seja material ou imaterial. “A ideia do que será o filme é desenvolvida pelos jovens. É o olhar deles sobre os contextos em que vivem, para as práticas culturais e para os espaços e visualidades das regiões em que estão inseridos. Na turma 1, que realizou a oficina no Barreiro, por exemplo, o Cristo Redentor, ícone da região construído em 1956, foi transformado em uma das locações do filme”, comenta o coordenador do projeto Gilberto Scarpa.

Ele se refere ao filme “proCURA-se” que aborda o contexto da pandemia na perspectiva de um jovem que sente as ausências provocadas pelo isolamento social. Já na Turma 2, também do Barreiro, cinco adolescentes optam por compartilhar aquilo que vivem, suas experiências, pensamentos e desejos para o futuro. “No primeiro encontro, nós nos apresentamos e percebemos como nossas histórias são fortes. Nós queríamos falar sobre como a arte atravessa a nossa vida, nosso cotidiano, e acabamos falando das nossas singularidades”, comenta D’arc, 18 anos, uma das cinco realizadoras do curta “Subversivas”.

Em Brumadinho, a natureza, as montanhas e as matas que cercam o distrito foram escolhidos como locação para as aventuras de quatro crianças que fazem uma homenagem ao filme “Laços”, da Turma da Mônica. E em Jeceaba, o estudante João encontra na zona rural em que vive um ambiente lúdico para a descoberta de seus sonhos.

Próxima etapa
Após o lançamento virtual dos filmes, o Cultura na Praça Minas dará início a uma caravana de exibições, que irá percorrer as cidades onde as obras foram realizadas, com eventos públicos e gratuitos. Esta última etapa está prevista para acontecer no final do mês de abril.

Cultura na Praça
Desde 2017, o Cultura na Praça circula pelo país promovendo a cultura e gerando oportunidades para jovens e adolescentes de diferentes localidades. No total, mais de 30 mil pessoas já participaram do projeto e, juntamente com os alunos de cada comunidade, já foram produzidos 30 curtas-metragens.

Estreias dos curtas-metragens
 “proCURA-se” e “Subversivas” (Barreiro/BH), “Um Piquenique Diferente” (Suzana/Brumadinho) e “Utopia” (Jeceaba)
Quando: 
14 de março, às 20h
Onde: Canal do Cultura na Praça Minas: https://bit.ly/YouTubeCNMG 

INFORMAÇÕES SOBRE OS FILMES
“proCURA-se” (Barreiro/BH) – Turma 1
Sinopse: 
Lucas pensou que a pandemia ia durar apenas uma semana. Ele podia até aguentar um mês, um semestre, anos...  Mas o tempo custa a passar quando falta alguém.
Alunos da oficina: Ana Clara Pereira de Paula, Catarina Rabelo, Marcos Rodrigues, Maria Eduarda Aparecida de Aguiar e Sarah Oliveira
Elenco: Marcos Rodrigues, Catarina Rabelo (Narração), Ana Clara Pereira de Paula, Maria Eduarda Aparecida De Aguiar e Sarah Oliveira | Figuração: Catarina Rabelo e André Amparo


Subversivas” (Barreiro/BH) – Turma 2
Um filme para compartilhar o singular coletivo e a pluralidade das indivíduas. Cinco adolescentes encontram seu lugar de fala, de grito, de resistência.
Alunas na oficina e elenco: Isabelle Luisa, D’arc, Laura Capeles, Lavínia Laura e Rafaela Chaves
Poema: “Subversivas”, por Laura Capeles 


“Um Piquenique Diferente” (Suzana/Brumadinho)
Sinopse: 
Quatro crianças decidem partir em uma aventura, sozinhas! Mas será que alguém sabe o caminho?
Alunos da oficina: Isa pinheiro, Jozi figueiredo, Juju Alves, Lele Alves, Leticia Cristina, Lucas Martins, Matheus Pinheiro e Rafael Martins
Elenco: Jozi Figueiredo, Juju Alves, Lele Alves e Lucas Martins | Participação especial: Pituxa 


“Utopia” (Jeceaba)
Sinopse: 
Talvez João ainda não saiba o que ele quer da vida. Mas seus amigos sabem e podem ajudar.
Alunos da oficina: Gutinho, João Victor, Lara Regina, Mc Marimba, Sarah Mirian C. A. e Tauana Lobo
Elenco: João Victor e os animais: Cão Fusquinha, Égua Bárbara, Maritaca Cocota, Passarinho Alfredo e Gado do Taquinho