Conheça a origem do Halloween, ou melhor, o temido Dia das Bruxas.
Para os brasileiros é conhecido como Dia das Bruxas, para os norte-americanos como Halloween e para alguns simplesmente uma comemoração pagã assim como nosso carnaval.
Mistério, terror, suspense, medo e surpresa estão escondidos na áurea mística dessa data, que inclui festejos, supertições, brincadeiras, lendas urbanas, contos de terror e muita imaginação
O dia 31 de outubro é realmente icônico. Parte da tradição, da cultura pop, da moda, do cinema, da arte, da literatura e do misticismo a data consegue misturar em um verdadeiro caldeirão de bruxa muitas influências e cenários.
Com um pequeno esforço de imaginação, assim como um passe de mágica, é possível entrar no clima. Só de falar dia das bruxas vem na cabeça de muita gente lua cheia, neblina, chuva e noite escura. Daí para lobisomem, vampiro e zumbi é um pequeno pulo.
Da onde vem o nome Halloween?
A teoria mais aceita é de que o nome surgiu no Reino Unido é uma junção das palavras All Hallows Eve que em tradução livre seria véspera de Dia de Todos os Santos. No Brasil o nome para a data ficou como Dia das Bruxas mesmo.
Como surgiu o Halloween?
De acordo com grande parte dos historiadores o Halloween tem origem em um festival Celta conhecido como Samhain, que celebrava o fim do verão, e ao contrário da festa atual, durava três dias e tinha como marca uma grande fogueira e muita comida.
Na atualidade ele não dura três dias, e de fogueira as bruxas estão correndo, que o diga Salem, e das comidas sobraram os doces.
A origem atual provavelmente é uma mistura de tradições, que chegou em 1800 na América com os imigrantes irlandeses, ingleses e escoceses.
Não dá para ter certeza, mas de fato a data pegou e aos poucos foi incorporando elementos como: espantalhos, milho, maçãs, bruxas, vampiros, lobisomens e a tradicional abóbora.
Por que à abóbora é símbolo do Halloween? Quem é o Jack Lanterna?
De acordo com a lenda um ferreiro, que se chamava Jack, conseguiu enganar o diabo e por causa disso passou a vagar como um zumbi pelas ruas da cidade dando origem as famosas lanternas de feitas de abóbora.
Bem confuso não é mesmo? O que tem haver abóbora com o tal do ferreiro Jack?
Conta à história que o tal Jack em uma noite do dia 31 d e outubro bebeu demais e o “capiroto” veio levar sua alma.
Desesperado, pede para tomar um último gole da bebida e pede para o “dito cujo” se transformar em uma moeda para compra-la. O “enganador” aceita e cai em uma armadilha. Jack o coloca a “moeda”, ou “o capiroto transformado” em uma carteira comum cruz, o que aprisiona o “rei do mal”. O ”capiroto” preso pede para sair da carteira, mas Jack diz que só liberta se o mesmo o deixar ficar na Terra, contrario, o demônio concorda e Jack ganha mais um tempo.
Passa um ano e o “capiroto” volta de novo no dia 31 de outubro e Jack engana ele mais uma vez escapando, mas um ano depois o ferreiro “bate as botas”. Quando chega ao Céu tem a entrada barrada e acaba indo direto ao inferno.
No inferno, para castigar, o “capiroto” também nega a entrada de Jack e joga uma brasa para que Jack ilumine seu caminho pelo limbo. Jack pega a brasa e coloca em abóbora(em alguma versões era um nabo) e faz uma lanterna. Com a lanterna ele fica vagando.
Por que o Halloween é no dia 31/10?
O Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, um dia antes do Dia de todos os Santos, primeiro de novembro, isso sugere que a data foi criada em oposição ao dia dos santos, talvez como uma forma de protesto, brincadeira ou sabe-se lá o que...
O que já aconteceu de famoso no dia 31/10?
De acordo com os registros históricos, o dia não tem nada diferente dos demais, mas alguns fatos marcaram o mundo nessa data como:
- Em 1517 Martinho Lutero publica as bases da reforma protestante.
- Em 1793 os líderes girondinos são executados na Revolução Francesa.
- Em 1803 os EUA compra oficialmente o território da Lusiana.
O que é típico no Halloween? Os que as pessoas fazem no dia das bruxas?
Durante o dia das bruxas, principalmente em países como os Estados Unidos, as crianças se fantasiam de monstros e batem nas portas das casas clamando os dizeres “Doces ou travessuras?”.
Os proprietários das casas tem que escolher se dão doces para as crianças ou se submetem a trotes, que vão desde pegadinhas elaboradas a chuva de papel higiênico molhado no quintal.
A data é um sucesso nos Estados Unidos e por isso é muito comum aos adultos investirem em decorações elaboradas em suas casas, já os adolescentes gostam de aproveitar o dia em festas temáticas.
Como se comemora o Halloween no Brasil?
No Brasil prioritariamente se comemora Halloween com festas temáticas principalmente à fantasia. Em poucos lugares existe à tradição norte-americana de pedir doces e decorar as casas. Alguns condomínios fechados como Alphaville(alphavilleurbanismo.com.br), adotam essa tradição, mas é muito incomum.
A festa de Halloween nunca se popularizou no Brasil, é uma comemoração tipicamente isolada no país e nem sequer faz parte das datas oficiais como feriados.
Oficialmente os países que comemoram Halloween são Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido e com uma ressalva de que na Irlanda o São Patrick é mais importante do que o Dia das bruxas.