A 24ª edição da Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito continua com sessões em Belo Horizonte, após uma breve pausa para apresentar um recorte da programação nas cidades mineiras de  Montes Claros e Araçuaí.

A próxima sessão na capital mineira é na terça-feira, 1º de outubro, às 19h, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. Será exibido o longa-metragem Mestiça, A Escrava Indomável (1973), dirigido por Lenita  Perroy e estrelado por Sônia Braga. Após o filme, haverá bate-papo com Helena Ribeiro, filha da diretora, e com a pesquisadora e curadora Vivi Pistache. Este ano, o Curta Circuito traz um recorte da produção cinematográfica brasileira focada em filmes dirigidos por mulheres durante a ditadura militar, apresentando um panorama importante do movimento feminino no cinema do Brasil, entre 1960 e 1980.  Com o tema ‘Transgressoras Brasileiras do Cinema’, a mostra, dirigida por Daniela Fernandes, aborda o impacto dessas mulheres diretoras e de suas produções no cenário cultural de ontem e hoje. A programação do Curta Circuito é gratuita e segue em Belo Horizonte no mesmo local até 15 de outubro, com distribuição de ingressos na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada exibição. 

Recuperado recentemente pela Cinemateca Brasileira, o filme Mestiça, A Escrava Indomável, lançado em 1973, estava praticamente perdido e faz parte da lista enxuta de longas-metragens dirigidos por Lenita Perroy, pioneira na fotografia de moda na década de 1960 e uma das poucas diretoras do cinema brasileiro dos anos 1970, falecida em 2018. Adaptação do romance homônimo - feita pela própria autora da obra, Gilda de Abreu - o drama histórico  se passa em uma fazenda no interior do Brasil, no século XVIII, e aborda as relações entre escravos e feitor, além de se enveredar por uma trama que envolve um par de brincos, um segredo de família e um passo em falso de Mestiça, que desencadeia alguns reveses.

O filme traz grandes nomes no elenco como Sônia Braga, Antônio Pitanga, Arduíno Colassanti, Walmor Chagas, Emiliano Queiroz  e Miriam Mehler. Mestiça, A Escrava Indomável ocupa o segundo lugar na lista dos seis melhores filmes estrelados por Sônia Braga, de acordo com um ranking feito em 2021 pela Revista Rolling Stone Brasil.

Próximas sessões em Belo Horizonte:

1º de outubro (terça-feira)

Mestiça, A Escrava Indomável | Lenita Perroy | BR, 1973, 100’
Bate-papo após a sessão com a crítica Viviane Pistache e a filha da diretora,  Helena Ribeiro

8 de outubro (terça-feira)

O Segredo da Rosa | Vanja Orico | RJ, 1974, 80’
Bate-papo após a sessão com a crítica Tatiana Carvalho da Costa e a produtora  Adelia Sampaio

15 de outubro (terça-feira)

Preparação-1 | Letícia Parente | BR, 1975, 3’
Feminino Plural | Vera Figueiredo | BR, 1976, 80’
Bate-papo após a sessão com a crítica Carol Almeida e a atriz Ângela Figueiredo

O Curta Circuito também leva parte da programação para as cidades mineiras de Araçuaí (em sessões entre 29 de agosto e 25 de setembro) e Montes Claros ( em sessões entre 5 e 26 de setembro).

Confira a programação completa no site oficial da Mostra: curtacircuito.com.br