Belo Horizonte possui três teatros administrados pela prefeitura, o Francisco Nunes, O Marília e o Raul Belém Machado.
Francisco Nunes
O Teatro Francisco Nunes é o mais famoso dos três e fica localizado dentro de um dos cartões postais da cidade, o Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena.
Oficialmente foi inaugurado em 1950 pelo prefeito de Belo Horizonte Otacílio Negrão de Lima, cuja avenida que contorna a Lagoa da Pampulha, leva o nome em sua homenagem.
Hoje o teatro tem esse nome em homenagem ao músico mineiro aclamado Francisco Nunes, mas na época de sua fundação chamava-se Teatro da Emergência.
Marília
Inaugurado em 1964, o Teatro Marília fica Avenida Professor Alfredo Balena, número 586, no bairro Santa Efigência.
O local já foi de responsabilidade da Cruz Vermelha antes de passar para a administração da prefeitura e ao longo de sua história recebeu artistas e intelectuais dos mais diferentes perfis. Devido à importância, o local foi tombado pelo Patrimônio na década de 90.
A rua Alfredo Balena, onde fica o teatro Marília, tem esse nome em homenagem ao farmacêutico e médico ítalo-brasileiro que é um dos responsáveis pela fundação da faculdade de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
Raul Belém Machado
O teatro Raul Belém Machado ou Espaço Cênico Yoshifumi Yagi é o mais novo dessa lista e surgiu nos anos 2000.
Localizado no bairro Alípio de Melo na rua Jauá número 80, Teatro Raul Belém Machado recebe esse nome em homenagem ao cenógrafo e professor homônimo e depois passou a ser conhecido como Espaço Cênico Yoshifumi Yagi em homenagem a um antigo morador da região muito prestigiado.