O Pena de Pavão de Krishna vai realizar mais quatro ensaios abertos antes do esperado cortejo de Carnaval.

Com o tema “Ventres da Terra”, o Pavão vai fazer no bairro União, na Região Nordeste de BH, a partir das 7h, no dia 11 de fevereiro, uma homenagem às mulheres de luta e às mestras da cultura popular, saudando assim a força feminina. Os ensaios para o aguardado momento vão rolar nos dias 29 e 31 de janeiro, assim como nos dias 2 e 5 de fevereiro, no Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio). Entrada gratuita.

Para Túlio Nobre, regente do Pavão desde o primeiro cortejo, os encontros antes do 11º desfile do bloco são de extrema importância para a sinergia entre os músicos. “Somos uma bateria social e aberta. E todo ano nosso grupo musical troca, tem muita gente que sai, mas também tem muita gente que chega. Então, esses ensaios são importantes para que os recém chegados aprendam a tocar os nossos instrumentos. Também é essencial para que os novos integrantes criem uma conexão com a banda e a regência, e tenham diálogos com a troca de ideias de arranjos”, explica. Além dos instrumentistas, os ensaios abertos e gratuitos contam com os vocalistas Raphael Sales e Leopoldina, e com os músicos Manu Andrade e Thiago Braz. 

Além de integrar ainda mais a bateria, conforme pontuado por Túlio Nobre, os ensaios contam com a presença da ala de dança do Pavão. Sob o comando de Lalis Diniz e Lola Lessa, as dançarinas e os dançarinos, durante esses encontros, podem sentir a energia que envolve o bloco. “Uma base muito forte pra gente são as danças dramáticas brasileiras e a corporalidade dos encantados”, explica Lalis, citando que há um ensaio apenas com a ala de dança, e um outro junto com a bateria. “Nesses encontros com a bateria, focamos mais na musicalidade, como que cada instrumento vai ‘bater’ no nosso corpo, porque é diferente dançar ao som da bateria, o tempo musical e as nuances são diferentes. Trabalhamos também a resistência e os sinais de regência”, completa.

No cortejo deste ano, o Pena de Pavão conta com o patrocínio da CEMIG, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com o apoio da Belotur. A produção do bloco é feita pelo coletivo Águas Gerais, que é formado por Manuel, Túlio Nobre, Andrezza Coutinho e Gustavito Amaral. 

ENSAIOS PAVÃO

Dias: 29/01, 31/01, 02/02 e 05/02, às 19h

Local: Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio)

Valor: Gratuito

OBS: A bateria e a ala de dança são abertas para a população

 

Desfile do Bloco Pena de Pavão de Krishna