No Carnaval 2024, o Pavão vai fazer uma homenagem às mulheres de luta e às mestras da cultura popular, saudando assim a força feminina.

Em seu 11º cortejo, o bloco vai contar com a presença das cantoras Déa Trancoso, Dona Eliza, Fran Januário, Augusta Barna, Deh Muss Onirika e Coral, abrangendo assim uma diversidade representativa dentro da cena artística local em diversas gerações, e também com uma intervenção de palhaças de bicicleta para homenagear Julieta Hernández, ou Jujuba, ciclista e viajante venezuelana recentemente assassinada no Brasil. A homenagem está sendo organizada por Dagmar Bedê.

Como é tradicional, o cortejo do Pavão, no dia 11 de fevereiro, a partir das 7h, no bairro União, na Região Nordeste de Belo Horizonte, vai contar com a confecção de bonecos gigantes e as alegorias sob a direção artística de Maíra Leonel, assim como uma ala infantil e de acessibilidade, a “P.P.Kids”. A concentração será na avenida José Cândido da Silveira junto com a presença de representantes do movimento Hare Krishna da ISKCON BH, realizando um kirtan (canto tradicional de mantras) enquanto acontece a preparação para o cortejo. Nesse momento, terá um picnic coletivo, além do ritual em que os foliões vão se pintar de azul.