Conhecida popularmente como Feira Hippie a feira de arte, artesanato e variedades da Afonso Pena é considera a maior do gênero na América Latina.

Realizada sempre aos domingos, na avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, na região central, a Feira Hippie surgiu no final da década de 60.  Na época a feira era realizada na Praça da Liberdade e constam que surgiu através de um grupo de artistas que resolveram expor seus trabalhos livremente.

O sucesso da feira foi tão grande que a Prefeitura de Belo Horizonte reconheceu o evento em 1973 e hoje ela é parte do calendário oficial das atividades semanais da capital mineira, a diferença é que o local mudou para avenida Afonso Pena.

A feira a céu aberto é conhecida pela sua variedade de itens distribuídos em um enorme espaço. Podem ser encontrados desde produtos de artesanato, roupas e bolsas à gêneros alimentícios diversificados.

Para se ter uma ideia do tamanho da Feira Hippie, de acordo com dados da Prefeitura de Belo Horizonte, a mesma conta com mais de 2000 expositores divididos em diversos setores. Todo esse aparato é para receber cerca de 80 mil visitantes por dia.

Uma tradição ligada a feira, que foi concebida por uma expressiva quantidade de frequentadores, é de acabar a noite tomando uma “saideira” na feira. Nesse caso é comum ver gente “virada”, ou seja, que passou a noite em claro, apreciando uma cerveja e degustando um tira-gosto.

 

FEIRA HIPPIE OU FEIRA DA AFONSO PENA

Acontece aos domingos.

Horário: 8h ás 15h

Endereço da Feira Hippie:  Avenida Afonso Pena, 1060 – Centro - Entre Rua da Bahia e Rua Guajajaras.